terça-feira, 16 de setembro de 2014

ProAPe desenvolve trabalhos de apoio pedagógico


O Setor de Projetos e de Apoio Pedagógico da Uniplac – ProAPe, foi criado pelo Ato Interveniente n. 5, de 13 de fevereiro de 2009, sendo sucedâneo da antiga ASTEP – Assessoria Técnica e Pedagógica, depois NAP – Núcleo de Apoio Pedagógico

O ProAPe é o setor da Universidade responsável pela elaboração e atualização dos projetos dos cursos. Atua, também, com trabalhos de apoio docente e discente, visando a melhoria da prática pedagógica, possibilitando a promoção de ações criativas e inovadoras nos métodos de ensino, a fim de se obter melhores resultados em suas ações didático-pedagógicas.

Segundo Daniele C. Hoff de Camargo, gestora do ProAPe, a elaboração dos cursos é composta por importantes passos. “Todo curso se inicia a partir de um projeto e é composto, dentre outros elementos, por um objetivo geral e objetivos específicos, além da definição do perfil profissiográfico do aluno, que representa a projeção de como se espera que ele saia com o término do curso.”
As funções do setor são desempenhadas por docentes, um técnico administrativo e uma acadêmica, responsável pela parte de secretária sem a participação de acadêmicos.
A partir de 2013, o ProAPe iniciou a estruturação do Programa de Acompanhamento Pedagógico ao Aluno, onde os acadêmicos poderão receber suporte nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e oficinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos específicos, destinado a alunos que prestarão exames do Enade. E, ainda, nas disciplinas de Libras, Braile, Apoio Psicológico e Psicopedagógico.

Atualmente há uma grande demanda de acadêmicos participando nas oficinas de português e matemática, e uma acadêmica com acompanhamento de braile. A Uniplac disponibiliza as aulas para qualquer aluno interessado. Basta, somente, comparecer nos horários listados em murais da Universidade.

Desta maneira, o ProAPe tem como uma das suas principais funções assessorar pedagogicamente os docentes, a fim de promover o acompanhamento nas dimensões de organização didático-pedagógicas e metodológicas, a relação professor/aluno e o registro acadêmico, ajudando na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

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