terça-feira, 16 de setembro de 2014

Vida nova a partir da tecnologia

Histórias de sucesso geralmente não acontecem de um dia para o outro. Antes de se alcançar o topo da carreira profissional é preciso muito trabalho, estudo e esforço. Na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) podem ser encontrados diversos exemplos de conquista e superação


Thiago trabalha há dois anos na empresa NDDigital (Foto: William Ávila)
Um exemplo é Thiago Ribeiro Bona Sartor, de 24 anos. Após um grave acidente de moto ficou paraplégico, sendo obrigado a deixar o emprego e iniciar uma readaptação, o que levou dois anos. Mas em 2010, Sartor ingressou no curso de Ciências da Computação, contudo, acabou mudando para o curso de Sistemas de Informação, na Uniplac, com o qual se identificou e iniciou sua carreira de sucesso.

 “Como sou cadeirante e minha mobilidade é reduzida, TI é umas das poucas áreas onde posso trabalhar sem dificuldade. E lógico, também porque eu gosto e o mercado está em ascensão. Tive dificuldade nas primeiras fases, mas depois deslanchei”, conta. Segundo ele, as dificuldades continuaram por conta dos problemas de acessibilidade. “Várias empresas me chamaram, mas eu não tinha acesso à área que eu gostaria de trabalhar.” 

Destaque na área de desenvolvimento de softwares e leciona para novos colaboradores

 

Durante a graduação, Thiago fez mais de 350 horas de monitoria voluntária, ajudando os acadêmicos que estavam nas primeiras fases. “Quando eu estava cursando, para ganhar horas, eu fazia monitoria voluntária, ou seja, dava uma ajuda ao pessoal que tinha dificuldade assim como eu tive no início do curso. Eu me sentia muito bem auxiliando os outros sem cobrar nada. Tanto que acabei passando das 200 horas extracurriculares necessárias e mesmo assim continuei”, lembra. 

Na empresa ele ajuda e dá treinamento de softwares (Foto: William Ávila)
Thiago foi chamado para um treinamento na empresa NDDigital, logo na terceira fase, devido ao seu destaque e participação no projeto Geração TEC, um programa para a qualificação profissional no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação. Com dois anos de empresa, tornou-se destaque na área de desenvolvimento de softwares e leciona para novos colaboradores o mesmo treinamento que recebeu.

“Hoje posso dizer que trabalho com isso, dando um treinamento para o pessoal ingressar na empresa e é muito gratificante. Isso significa que nunca devemos desistir dos nossos objetivos, porque no futuro seremos recompensados.”

Natural de Lages (SC), desde pequeno sempre gostou de esportes, principalmente o futebol. Formou-se no ensino médio em 2008, no curso técnico de Manutenção Industrial. Acabou não atuando na área pois na época trabalhava como vendedor de carros. Thiago é um exemplo de que a força de vontade está acima de tudo, e que as barreiras são mínimas para quem quer e faz acontecer. Vivendo, aprendendo e ensinando, assim é possível classificar este case de sucesso.

Grupo A

Nenhum comentário:

Postar um comentário